Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Primeiro Desfile Temático da 34ª Oktoberfest atrai 40 mil pessoas

Mais de 40 mil pessoas prestigiaram o primeiro Desfile Temático da 34ª Oktoberfest e Feirasul, realizado neste domingo, 14, em Santa Cruz do Sul. 

A parada aconteceu no Túnel Verde – cartão postal da cidade -, na Rua Marechal Floriano, com mais de três mil figurantes, 20 bandinhas típicas e 10 carros alegóricos. Com o tema Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente, os carros criados e confeccionados pelo artista Sérgio Ávila e sua equipe, contaram a história dos 140 anos do município. 

A Coordenação de Desfiles, liderada pelo empresário João Waldemar Goerck, contou com os voluntários Ademir Machado, Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Margaret Rodrigues, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes. “Estamos muito felizes, pois realizamos o maior desfile de todos os tempos, tanto em número de figurantes, como em público espectador”, destacou Goerck.

A Banda Marcial da Escola Santa Cruz abriu o desfile, seguida das recepcionistas da festa, junto com a Banda Munich. Logo depois desfilaram os integrantes da Coordenação Executiva e da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), promotora do evento junto com o Poder Público Municipal. 

O primeiro carro alegórico destacou a emancipação política de Santa Cruz do Sul, que ocorreu em 1878, e a criação da primeira Câmara de Vereadores. Os bonecos Fritz, Frida, Max e Milli apareceram para a alegria de quem assistia ao desfile, retratando a tradição da cultura alemã, o respeito e a importância da família como suporte para uma vida feliz e abençoada.

Os fatos da história seguiram sendo enaltecidos como a chegada do primeiro trem na Estação Férrea de Santa Cruz, em 1905, a criação de comércio, escolas, igrejas e clubes sociais. As soberanas da 34ª Oktoberfest e Feirasul, Rainha Ana Julia Metz e as Princesas Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz, vieram no carro de número 5. 

Junto delas, as Soberanas de edições anteriores desfilaram, muitas delas com seus filhos. O sexto carro trouxe a Catedral São João Batista e a alegoria número sete representou o trabalho dos primeiros colonizadores e o desenvolvimento empresarial.

A alegoria 8 simbolizou a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do país. 

Em seguida os carros das Cucas e o Bierwagen (Carro do Chope) encerraram o desfile, distribuindo cucas – tradição gastronômica da cidade – e chope para os visitantes. Além das alegorias principais, as empresas patrocinadoras do evento, grupos folclóricos, bandinhas típicas, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e entidades sociais e empresariais também desfilaram. No próximo domingo, 21, último dia de Festa da Alegria, acontece o segundo Desfile Temático, também às 10h30.

Postar um comentário

0 Comentários