Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

As condições do tempo radicalmente distintas no RS e SC

Entenda o que trouxe o sábado de condições do tempo radicalmente distintas entre diferentes regiões no final da primavera

foto: Mário Andrade/Arquivo

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram condições do tempo radicalmente distintas neste sábado entre as suas áreas mais a Leste e o Oeste dos dois estados com calor extremo, sol, chuva e ventania. Consequência de sistemas meteorológicos distintos sobre o continente e o Oceano Atlântico. O sábado foi escaldante em municípios mais a Oeste do Sul do Brasil. Em Santa Catarina, os termômetros indicaram 39,9ºC em Caibi, 38,8ºC em Itapiranga, 36,2ºC em Águas Frias, 36,0ºC em Maravilha, 34,4ºC em Seara e 34,0ºC em Anchieta, de acordo com dados do Ciram.

No Rio Grande do Sul, as máximas alcançaram 39,9ºC em Santa Rosa, 39,3ºC em Alpestre, 38,7ºC em Porto Xavier, 36.5ºC em São Luiz Gonzaga, 36,4ºC em São Borja, 36,1ºC em Santo Augusto e Cerro Largo, 36,0ºC em Frederico Westphalen, 34,8ºC em Santiago, 33,9ºC em Uruguaiana, 33,8ºC em Ibirubá e 33,5ºC em Palmeira das Missões. Se as áreas mais a Oeste experimentaram uma tarde de sábado tórrida com quase 40ºC em alguns pontos, mais a Leste da região Sul a realidade foi muito distinta. Em Porto Alegre, no Jardim Botânico, não fez mais que 26,1ºC, máxima abaixo da média máxima histórica mensal na capital gaúcha de 29,5ºC.

Na costa gaúcha, Tramandaí teve apenas 24,3ºC de máxima e Rio Grande foi a 24,8ºC. Já em Santa Catarina, os termômetros não marcaram mais que 25ºC na maioria das cidades perto da costa ou junto à orla na tarde deste sábado com registros de máximas, por exemplo, de 19,5ºC em Rancho Queimado, 23,4ºC em Sombrio e 24,9ºC em Imbituba.

Enquanto o tempo estava muito aberto no Oeste com sol forte que favoreceu o aquecimento intenso, municípios do Sul e do Leste catarinense enfrentaram um sábado de muitas nuvens com precipitação de chuva leve e garoa em vários momentos do dia. As áreas de Praia Grande e Joinville tiveram chuva mais expressiva com até 20 mm ou mais em algumas estações. O céu teve muitas nuvens ainda no Leste do Rio Grande do Sul e até o meio da tarde Porto Alegre registrou céu nublado a encoberto por muitas nuvens baixas que depois deram lugar a um belo fim de tarde de sol. Vários outros pontos do Centro do Estado para as lagoas e o Litoral Norte gaúcho também anotaram momentos de abundante nebulosidade.

Fonte: Metsul

Postar um comentário

0 Comentários