Praia, sol, calor e mar verde???





Algumas coisas são diferentes na Provincia de São Pedro do Rio Grande, veja a questão do mar :  ele é "chocolatão”. Esta expressão é utilizada pelos veranistas gaúchos para designar as condições do mar nos dias em que ele apresenta a cor amarronzada. A visão causa desconforto e preocupação. Poucos banhistas se arriscam a entrar na água.


A cor marrom se deve a uma substância oleosa composta por algas pardas mortas acumuladas no fundo do mar, que de vez em quando se deslocam destes depósitos para as praias e areias do litoral gaúcho. As mudanças de fluxo nas marés, correntes marinhas, ventos e as variações de temperatura são algumas das causas para a movimentação desta substância amarronzada rumo à costa litorânea. 
E olha a matéria do Jornal Correio do Povo : "Mar limpo segue como atração no Litoral Norte"  ou seja a ausência do "chocolatão"  vira manchete de jornal.

E nada mais de errado neste fim de semana, calor forte e nordestão..

Fonte:  POAemMovimento

Fotos: gastao30.wordpress.com (foto 1 esquerda)   e  skyscrapercity.com (
foto 2 direita)

2 comentários:

  1. Geraldo,

    Hoje o mar da Barra da Tijuca estava com boa temperatura, mas... suja... e cheia de aguas-vivas mortas.
    Outro dia, por causa de algas, nossa... estava de uma coloração tenebrosa e com cheiro de aquario sujo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sissy,

      Conforme foi dito, o mar do RS é chocolatão ( na maior parte do ano) .. quando o mar está limpo e com a coloração "verde" é noticia. A única praia que merece crédito pela beleza e clareza da água é Torres, na divisa com SC..

      Para ti ver como algas e águas vivas mortas dão um aspecto ruim no mar...

      Abraço e obrigado pelo comentário...

      Excluir