As origens do churrasco


preferido pelos gaúchos
Foto: Página do Gaúcho
Te aprochega vivente, o #52posts deu um intervalo, mas está volta com uma comida saborosa, a preferida da maioria dos gaúchos e gaúchas : o churrasco.

Para começar, antes de botar carvão e espetar a carne, vamos conhecer as origens do churrasco;

É claro que a origem primeira do churrasco está ligada ào domínio do fogo pelo bicho-homem. Quem não tem na mente a imagem de um bando de trogloditas ao redor de um animal, recém abatido, que está sendo assado, espetado em cima de um fogo de lenha?

Mas nós vamos falar do churrasco gaúcho, o churrasco do Grande Pampa (sul do Rio Grande do Sul, Uruguai, e parte do norte da Argentina). É a enorme região plana, que se presta básicamente para pecuária, onde é produzida a melhor carne do mundo.

Retomando às "priscas eras" vamos encontrar o peão, sempre a cavalo, na lida diária do gado.

Apartar, marcar, levar gado de lá pra cá.

A paisagem é um imenso tapete verde, de se enxergar o horizonte... frio do vento minuano no inverno, calor com pouca sombra no verão.

Plantações muito poucas, só alguma horta, um campinho com milho de vez em quando. 
Frutas, legumes e hortaliças de pouca variedade e quantidade. Que que sobra? Carne.

De rês e de "ovelha", que é como os gaúchos chamam os ovinos de maneira genérica. E como a lida afastava a peonada "das casa", na hora da fome, o jeito era fazer um foguinho com lenha no chão, e encostar, espetado em uma vara de madeira, pedaço de carne de rês ou de ovelha para assar.

O tempero era o sal grosso, carregado em uma guampa com tampa, que era dissolvido em água aquecida na "cambona" (lata de óleo com cabo feito de arame torcido).

A faca, companheira inseparável de qualquer gaúcho, era o talher único e indispensável.

E o #52posts vai ficando por aqui, deixando a porteira aberta para falar em outra oportunidade para falar sobre os apetrechos para um bom assado!

Comentários

  1. Geraldo,

    Adoro churrasco!

    O domínio do fogo pelo bicho-homem e este pela arte de cozinhar.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sissy,

      o churrasco é uma arte que o gaúcho herda de seu pai ou irmãos mais velhos. É uma das artes que domino, apesar de não ser muito "fã" da costela (corte preferido pelos pampas)

      Abraço e obrigado pelo comentário

      Excluir

Postar um comentário