Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

A noite virou dia nos céus do Rio Grande

Um bólido iluminou o céu do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no começo da madrugada desta quinta-feira (1) por volta de 1h (hora de Brasília). Especialistas descrevem que se tratou de um superbólido devido à sua grande luminosidade, capaz de fazer a noite se iluminar como se fosse dia por alguns instantes em certas localidades da Metade Norte gaúcha e do Leste catarinense.

Meteoro fireball nos céus de Taquara/RS

De acordo com a Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), um superbólido é um meteoro super luminoso, que brilha mais intensamente que a Lua cheia. "Os relatos enviados por moradores da região dão conta que postes de iluminação pública chegaram a desligar", informa a Bramon.
O bólido, explicam astrônomos, provoca uma claridade muito maior do que um meteoro do tipo fireball, além de vibrações. Há casos em que chegam a gerar estampidos sônicos com vibrações a ponto de as pessoas sentirem a terra tremer.
A MetSul Meteorologia explica que a queda de um bólido dificilmente traz risco. Em regra, cai fragmentado e os danos são raríssimos.

Postar um comentário

0 Comentários