A casa "mal-assombrada" de A. J. Renner

Geraldo Voltz Laps
Por -
0
Mário Renner conta a história da compra da casa "mal-assombrada" pelo avô A. J. Renner, do fundador da Renner em Porto Alegre. 

Casarão fica no complexo do DC Shopping e pode virar espaço cultural


Quando o jovem Anton Jacob Renner decidiu deixar São Sebastião do Caí, procurou local para morar e transferir a fábrica têxtil em Porto Alegre. O bairro Navegantes foi escolhido para a indústria, que depois deu origem às Lojas Renner. O empresário queria morar junto à fábrica.

Uma casa "mal-assombrada" estava à venda, mas logo o empresário esclareceu os "eventos sobrenaturais". O complexo industrial começou a ser construído em 1914 e a mudança definitiva ocorreu três anos depois. A fábrica já estava a todo vapor e ele tinha decidido morar próximo para cuidar de tudo de perto. Na época o avisaram sobre os rumores de que a casa era mal assombrada porque balançava em determinados horários. Sem se importar com os boatos, o empresário mudou-se com a família para o local.

Anos mais tarde foi descoberto o real motivo da oscilação da casa, que nada tinha de sobrenatural. A propriedade tinha sido construída sobre um banhado e balançava quando o trem passava.

Antônio Jacob Renner, mais conhecido como A. J. Renner (Feliz, 7 de maio de 1884 — Porto Alegre,27 de dezembro de 1966) foi um empresário e político brasileiro e o fundador da Lojas Renner, uma das maiores redes varejistas gaúchas de vestuário. Foi um dos maiores empresários do Rio Grande do Sul.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)