Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Trensurb apresenta projeto do aeromóvel

 
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do projeto do aeromóvel que ligará a estação Aeroporto da Trensurb ao terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho foi apresentado ontem à prefeitura de Porto Alegre. A proposta foi entregue pelo diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, ao secretário extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati.



De acordo Fortunati, o projeto possibilitará a conexão direta do trem com o aeroporto, facilitando o acesso dos passageiros na zona Norte da Capital. "A nossa previsão é de que a obra possa estar concluída antes de 2014", comenta. 
 
De acordo com Cunha, os trabalhos terão início a partir do anúncio dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade pelo governo federal, o que deverá ocorrer em um prazo de 30 dias. A previsão dos técnicos da Trensurb é de que a construção comece no mês de agosto. A conclusão está prevista para ocorrer em um ano.

A linha de 854 metros será toda aérea e dois veículos farão o transporte dos passageiros. O primeiro carro transportará 150 pessoas, e o segundo, 300. O tempo de percurso será de um minuto. Segundo estudos da Trensurb, pelo menos sete mil passageiros/dia utilizarão o veículo interligado ao trem, podendo chegar a 11 mil pessoas. O custo da obra está avaliado em R$ 30 milhões. "A implantação do aeromóvel é um sonho antigo de todo o porto-alegrense", acrescenta Fortunati.

Com a entrega do EVU à prefeitura, o projeto será avaliado pelas secretarias municipais de Obras e Viação (Smov), do Meio Ambiente (Smam), do Planejamento (SPM) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 
 
As conclusões deverão ser divulgadas em um prazo de 30 a 60 dias. Segundo o diretor-presidente da Trensurb, juntamente com o metrô de Porto Alegre - Linha da Copa, o projeto faz parte do conjunto de obras que devem ser concluídas pela empresa para a Copa do Mundo de 2014.

Postar um comentário

0 Comentários