Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Lya Luft, nos deixou com a mensagem: o amor é mais forte que a morte.


A escritora Lya Luft morreu na madrugada desta quinta (30) em sua casa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Natural de Santa Cruz do Sul, a gaúcha tinha 83 anos e lutava contra um melanoma descoberto já com metástase (Metástase é a formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas) há sete meses. O melanoma ocorre quando as células produtoras dos pigmentos que dão cor à pele tornam-se cancerígenas.

Lya Luft em seu novo livro "As Coisas Humanas", composto por crônicas sobre afetos e o luto pela morte do filho. "Em última análise, escrevi, talvez, para mostrar que o amor é mais importante do que a morte", diz.

Entre 1964 e 1978, publicou três livros. No entanto, só passou a se considerar "escritora" a partir de 1980, quando, com mais de 40 anos, escreveu o seu primeiro romance, "As Parceiras", que teve repercussão nacional.

Entre obras que chamaram a atenção nacionalmente, estão: "Exílio" (1987), "O Lado Fatal" (1989), "A Sentinela" (1994) e "O Rio do Meio" (1996). Esse último título recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte por obra de ficção. Também em 1996, foi eleita patrona da Feira do Livro de Porto Alegre. Em 2001, recebeu o Prêmio União Latina de Melhor Tradução Técnica e Científica, pela obra "Lete: Arte e Crítica do Esquecimento", de Harald Weinrich.

Lya Luft se tornou mais conhecida após o lançamento de "Perdas & Ganhos", em 2003. Considerada um best-seller, a obra chegou em sua 40ª edição, com mais de 600 mil exemplares vendidos, de acordo com a Editora Record. O título ganhou edições em inglês, alemão, espanhol, francês e italiano.

Em 2013, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro "O Tigre na Sombra (2012)", eleita a melhor obra de ficção do ano na categoria romance.

Além de grandes trabalhos citados , ela também foi autora de três livros infantis

Postar um comentário

0 Comentários