Saiba como será a volta do Laçador, em Porto Alegre

Geraldo Voltz Laps
Por -
0
Foto: Ricardo Giusti

Confirmado para o dia 11, próxima terça-feira, o retorno do monumento Laçador para o Sítio, na avenida dos Estados, zona norte da Capital, nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho-Porto Alegre Airport. De volta ao local, a estátua ainda passará por alguns ajustes que deverão levar alguns dias até haver a possibilidade de um evento de reinauguração. A peça foi retirada em setembro de 2021 e passou por uma série de intervenções de restauro.

A iniciativa integra o Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), ao lado da Associação Sul Riograndense da Construção Civil. A ideia inicial era de que o Laçador estivesse pronto para visitações ainda antes do Natal, mas foram encontrados problemas graves no interior do monumento que prorrogaram o prazo. O coordenador do projeto, Zalmir Chwartzmann, compara a situações adversas que comprometem o andamento de qualquer obra. “Depois que o abrimos, vimos tantas fissuras que a estátua estava se sustentando parado de pé pelo próprio peso. Se tivesse dado um vendaval muito forte possivelmente teria caído”, afirma.

Para ele, a restauração veio na hora certa. “Identificamos essas rachaduras internas em dezembro, deitamos o Laçador novamente, fizemos a recuperação, mas mesmo de volta no Sítio, é possível que apareçam imperfeições à luz do dia. Por isso, demorará uns dois dias até podermos dizer que está entregue”, explica o engenheiro. O monumento estará oficialmente pronto após o polimento com jateamento de cera que dará o acabamento final à peça. Chwartzmann acredita que somente daqui a 50 anos um trabalho similar precisará ser feito.

Fonte: CP

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)