Município do Meio-Catarinense de Campos Novos foi atingido por um tornado confirmado pela Defesa Civil
O que causou o tornado em Santa Catarina? Um episódio de tempo severo atingiu o Sul do Brasil entre sexta e sábado da semana passada (28/05 e 29/05) com chuva volumosa no Rio Grande do Sul e tempestades muito fortes em pontos de Santa Catarina e do Paraná.
A Defesa Civil catarinense indicou que um tornado atingiu o município de Campos Novos na noite entre a sexta-feira e o dia de ontem.
O tornado provocou muitos estragos em Campos Novos com destelhamentos e colapso de estruturas, além de queda de árvores e postes com falta de luz na cidade. O vento ainda deixou dois feridos leves. Com o tornado no município do Meio-Oeste catarinense, veículos chegaram mesmo a tombar e até pesados como um caminhão.
O tempo severo na região do Meio-Oeste catarinense ainda produziu mais transtornos. O vento intenso derrubou quatro torres de transmissão de energia de 230 KV na região de Videira e de Campos Novos, o que causou falta de luz também nos municípios de Caçador e Fraiburgo e obrigou o deslocamento de geradores para atender a população. Cerca de 70 mil unidades ou perto de 300 mil pessoas ficaram sem energia.
O QUE CAUSOU O TORNADO E O TEMPO SEVERO
Um centro de baixa pressão térmico atuava na sexta-feira sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, o que gerou aporte de ar quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera (corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude) para o Sul do Brasil.
Fonte: Metsul
Postar um comentário
0Comentários