O inverno, apesar de não ser minha estação favorita, tem suas vantagens : tomar um bom vinho cabernet sauvignon, comer pinhão na chapa, sopão de legumes. Esta delícias estarão cada vez mais próximas com a estação que se aproxima. Mas uma delícia de inverno que não é muito usual, o carreteiro de pinhão, é demais. Para quem não conhece, vou deixar a receita abaixo, publicado no blog do Anonymus Gourmet (personagem de José Antonio Pinheiro Machado) :
1 - Comece cozinhando o pinhão, um meio quilo, em uma panela com água e um pouco de sal. Pode ser na pressão também para quem trabalha com a panela de pressão. Vai mais rápido. Quando ele estiver macio, espere esfriar um pouco, retire a água e descasque os pinhões. Corte cada pinhão em 3 pedaços.
2 - Em uma panela quente com um pouco de óleo refogue meio quilo de carne cortada em pedaços pequenos. Pode ser um pedaço de paleta, fica ótimo. Quando a carne estiver dourada, junte uma cebola picada. Misture.
3 - Entra na panela um pouco da velha e boa massa de tomate e um tomate picado. Mexa tudo e deixe refogar por 5 minutos.
4 - É a vez do arroz. Duas xícaras. Misture bem e espere o arroz absorver os sabores do refogado, uns minutinhos, e entre com o caldo de carne, o dobro do arroz, então, 4 xícaras. Você pode preparar o caldo em casa com aparas de carne ou dissolver 2 tabletes de caldo de carne em 4 xícaras de água quente. Misture. Adicione também os pinhões cozidos e cortados em tr~es partes. Tampe a panela, espere abrir a fervura e baixe o fogo. Deixe cozinhar por 15 minutos ou até o arroz ficar macio.
5 - Depois de pronto, misture tudo com cuidado, acrescente um pouco de salsinha picada e deixe a panela fechada por mais 5 minutos antes de servir.
Fonte: Blog do Anonymus
Nossa amigo, eu ja comi esse carreteiro por aqui. É de cometer a gula viu? muito bom
ResponderExcluir