Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Cafés especiais são atração na 'rua mais bonita do mundo', em Porto Alegre

A rua "mais bonita do mundo" tem mais um motivo para entrar na lista de locais a visitar em Porto Alegre. 

Poza Café deu vida à casarão de 1940 na Gonçalo de Carvalho e é opção para curtir ao ar livre
A nova atração é o Poza Café, recém inaugurado na arborizada Gonçalo de Carvalho, nº 129. Uma opção para desfrutar do grande túnel verde, patrimônio ambiental da cidade, e degustar variedades especiais do grão típico brasileiro.

O protagonismo da bebida não é à toa. Julia Limp, uma das sócias, largou trabalho e carreira em outra área para apostar em algo diferente. Fez curso para barista e trabalhou em outro café da Capital até ter certeza de que esse era o negócio próprio que queria. "Comecei a aprender sobre cafés, a aguçar o paladar, e se abriu um mundo totalmente diferente", conta.

Junto de Juliana Suman, a outra sócia, a ideia de negócio começou a tomar forma. "Foi um tiro no escuro que deu muito certo. Por mim, ficava aqui o dia todo", diz Juliana. Juntando economias e outros "bicos", elas investiram R$ 250 mil no café.

Os grãos utilizados são de Minas Gerais e preparados em oito métodos diferentes - prensa, chemex, koar, v60, clever, sifão, aram e aeropress. Dois deles, o koar, um método pernambucano, e o aram, método paranaense, são técnicas que não se encontram em qualquer café. Além da bebida, o Poza tem opções de chás, cervejas e drinks. Para os pratos, a escolha é por ingredientes simples e misturas diferentes, como bolo de laranja com amêndoas. Eles são apresentados em um cardápio fixo e outro batizado de itinerante, que será substituído a cada três meses.

O cenário não deixa a desejar. Um casarão de 1940, reformado em estilo industrial para receber os clientes em dois ambientes, é amplo e aberto para se sentir estando na própria rua. No salão principal, a parede de tijolos aparentes com o contorno de um mapa-múndi (feito pelas próprias donas), é uma das atrações. Na área externa, mais espaço para circular - também amigável aos pets. A sombra de uma grande árvore-guarda-chuva dá o toque aconchegante, fazendo jus ao título de uma das ruas mais arborizadas de Porto Alegre.

O fato de estarem em uma rua conhecida é especial para as sócias. A fama surgiu depois que um biólogo português publicou fotos da rua em um blog, chamando-a de "a rua mais bonita do mundo". 

O apelido se espalhou pela internet e hoje a Gonçalo de Carvalho é um ponto turístico. "É uma honra estar nesse lugar e poder contribuir para que ele se torne mais seguro e frequentado", diz Julia.

O nome Poza (pronuncia-se "póza") vem do polonês e significa "além". Tudo a ver com a frase que o acompanha, "onde mora a liberdade", e com a proposta poética de levar a outros lugares através da cultura e das viagens. "Nossa ideia é trazer pessoas de gostos e lugares diferentes, mas que possam se sentir em casa", diz Juliana.

Postar um comentário

0 Comentários