Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Revolução Farroupilha







REVOLUÇÃO FARROUPILHA, também é chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico ( 1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se, na mais longa revolta brasileira. O detalhes sobre a Revolução Farroupilha, irás conhecer no texto abaixo.


Todos os anos em diversas cidades do Estado é comemorada a Semana Farroupilha, de 14 a 20 de Setembro. Mais informações acesse: www.semanafarroupilha.com.br

 
O Caminho Farroupilha é uma rota turística inédita no Brasil, onde retrata os acontecimentos históricos da epopéia da Guerra dos Farrapos. Através deste passeio, você irá mergulhar na história da maior guerra separatista deste país. Irá conhecer locais e cenários onde os heróis viveram suas paixões, suas derrotas, suas agonias e suas esperanças. Venha viver este sensacional roteiro com a Pampas Viagens & Turismo! - http://turismo.pampasonline.com.br - A sua agência de viagens na internet.

Causas:

    O Rio Grande do Sul foi palco das disputas entre portugueses e espanhóis desde o século XVII. Na idéia dos líderes locais, o fim dos conflitos deveria inspirar o governo central a incentivar o crescimento econômico do sul, como pagamento às gerações de famílias que se voltaram para a defesa do país desde há muito tempo. Mas não foi isso que ocorreu. 


A partir de 1821 o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc. 
No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata. 

Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense. Para ler mais, clique aqui

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A lembrança mais clara que tenho da comemoração dos festejos da Semana Farroupilha é a de uma cavalgada tradicionalista cruzando as ruas de Porto Alegre...
    Bons momentos do Rio Grande.
    Obrigado por isso, meu amigo!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir