Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Arroio Schmidt passa por revitalização em Campo Bom

O arroio Schmidt, que corta o município de Campo Bom, está passando por melhorias com trecho ao longo do Parque Municipal Arno Kunz (Parcão). As intervenções biotécnicas incluem desassoreamento, limpeza, desobstrução de galerias, manejo de árvores comprometidas, recuperação de margens erodidas, e o plantio de novas mudas.

Foto: Jordana Fioravanti / PMCB / Divulgação / CP



“Identificamos os problemas existentes e estabelecemos um plano no sentido de preservar e movimentar algumas árvores comprometidas na extensão do arroio, que poderiam causar alagamentos no período de cheia. Também serão plantadas vegetações adequadas na margem, garantindo a longevidade da ação. Tudo isso será feito utilizando técnicas de bioengenharia, ainda pouco exploradas por prefeituras, sendo uma inovação na região, no Estado e no país”, destaca o prefeito Luciano Orsi, destacando que a ação faz parte das ações do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e visa a revitalização dos recursos hídricos da cidade.

Segundo o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Jeferson Timm, um dos recursos implantados para que o benefício seja de longo prazo, é a vegetação apropriada. “Uma delas é a esteira viva, que consiste na colocação de ramos de salseiro. É uma planta que vai enraizar e criar uma malha de raízes para proteger a margem do arroio, junto a colocação de pedras. Isso evita as erosões que, junto a obstrução das galerias, são responsáveis por causar alagamentos”, explicou.

As correções, com técnicas de bioengenharia ocorrem em três pontos principais do arroio: junto a sede do Projeto Floração Hortas Urbanas, próximo ao Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) e no encontro do Arroio Schmidt com Arroio Wedler. Na bioengenharia são utilizadas plantas, madeira e pedras para estabilizar as margens de arroios, conter as erosões e recuperar o meio ambiente.

Fonte: CP

Postar um comentário

0 Comentários