Assinado termo de uso da bilheteria da Orla Moacyr Scliar

Geraldo Voltz Laps
Por -
0

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
A prefeitura assinou neste domingo, 31, o Termo de Permissão de Uso da Bilheteria do Atracadouro Turístico Nico Fagundes, na Orla Moacyr Scliar. O documento permite que as cinco empresas detentoras do Selo de Qualidade do Turismo Aquaviário utilizem a estrutura da bilheteria de forma gratuita e compartilhada. O evento ocorreu na embarcação “O Barco”, junto ao píer do Gasômetro.


“É um dia de alegria, o último da Semana de Porto Alegre, que começa com a assinatura do termo de permissão de uso da bilheteria por parte dos cinco barcos de turismo náutico de Porto Alegre. Esperamos muito em breve ter uma orla completa, do Cais Mauá ao Parque Pontal, revitalizada e atraindo turistas do Brasil e do mundo”, afirma o vice-prefeito Gustavo Paim.


O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, observa que a medida abre caminho para a utilização plena da estrutura criada junto à Orla Moacyr Scliar. “Desde a sua inauguração, o parque vem favorecendo a movimentação do turismo náutico da cidade. Vamos possibilitar um grande incremento no número de passageiros, que poderão curtir as águas do Guaíba, além de fomentar a economia local”, explica Cidade.

Contrapartidas – As empresas apresentaram o projeto de melhorias na estrutura da área, sendo que a obra dentro da bilheteria será finalizada até o fim de abril. O acordo prevê para as empresas uma série de contrapartidas para o uso do local. O valor estimado foi de R$ 30 mil e envolveu gradis do guarda-corpo junto ao local de atracação, instalação de cabeços de amarração e de lixeiras, além da implantação de luminárias no deck para aprimoramento da segurança. A própria estrutura da bilheteria ficará a cargo das cinco embarcações. O espaço vai contar com uma sala de espera, sanitários e informação turística para todos os visitantes. 

São cinco embarcações licenciadas: Marinho e Dias Ltda, Orgatur Navegação e Turismo Ltda, Porto Alegre Brasil Turismo Ltda, Alexandre Hartann MEI e Costa Sul Navegação e Turismo Ltda. A bilheteria tem área total de 161,39 metros quadrados e será utilizada exclusivamente como ponto de venda de bilhetes de embarcações licenciadas para operar com turismo aquaviário. 


Selo de Turismo Aquaviário – Foi criado em março de 2012, a partir do Decreto 10.853/2010, e regulamentado pela Instrução Normativa 001/2012, que orienta e define procedimentos para certificar as embarcações. São itens que devem ser embasados em padrões de segurança, de acessibilidade, sinalização, cumprimentos do roteiro e tempo dos passeios, qualidade das informações e dos serviços prestados, bem como as certidões municipais, estaduais e federais. A certificação tem validade de um ano.

Fonte: Portal PMPA

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)