O decreto que institui a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro chegou ao Senado Federal, onde deverá ser votado em plenário ainda hoje.
O projeto recebeu o número 4, de 2018, e “decreta intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública”.
Mas até que ponto a violência atingiu este grau de extremismo, poderemos ler nos artigos Raízes da Violência - uma introdução ao assunto, onde destacamos os seguinte trecho:
"...A falta e a questão dos limites gerando comportamentos aditivos: uso de substâncias psicoativas (álcool, drogas, ...), jogo patológico, obesidade, hiperatividade sexual, uso do computador (estimulando receptores dopaminérgicos, principalmente no sistema meso-córtico-límbico)..."
E no segundo artigo Raízes da Violência , Explicações da Psicanálise :
"... Frustrações escassas não desenvolvem a noção de limites e, quando exageradas, injustas e/ou incoerentes, provocam o predomínio do ódio e da violência sobre os sentimentos amorosos..."
Nos dias atuais em que as relações tendem a impessoalidade e ao individualismo, são essas as ponderações que entendo adequadas a este espaço.
Longe de tê-las como soluções definitivas, mas que, de uma forma ou de outra, promovam a reflexão e o questionamento.
Postar um comentário
0Comentários