Efeitos serão mais sentidos no Sul gaúcho. Frente fria associada avança com chuva e temporais pelo Sul do Brasil rumo ao Sudeste.
Um ciclone extratropical está formado no começo da manhã desta quinta (4) sobre o Oceânico Atlântico a Sudeste do Rio Grande do Sul e nas próximas horas experimentará muito rápida intensificação em um processo conhecido como ciclogênese explosiva, ou seja, o muito rápido aprofundamento de um centro de baixa pressão – ao menos 24 hPa em 24 horas.
A pressão neste sistema em alto mar até o fim do dia pode chegar a 977 ou 978 hPa, o que é atipicamente baixo pras nossas latitudes e típicos dos ciclones intensos. Amanhã, os valores de pressão podem cair ainda mais à medida que o sistema se intensifica.
Este ciclone dá origem a uma frente fria que hoje no começo do dia avançou do Centro para o Norte gaúcho com chuva que foi localmente forte a intensa com rajadas de vento em algumas cidades.
Esta frente segue agora para Santa Catarina e o Paraná com temporais e chuva isoladamente intensa hoje. O sistema frontal terá pouca atividade na maior parte dos territórios catarinense e paranaense, mas no Leste dos dois estados chegará mais forte e com maior potencial para temporais.
A frente traz tempestades e chuva forte amanhã e no fim de semana no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, mas já hoje o Sul e o Leste de São Paulo podem ter chuva forte e temporais no fim do dia.
Fonte: Metsul
Postar um comentário
0Comentários