Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Rios gaúchos atingem níveis mínimos


Rio Uruguai
A maioria dos rios do Rio Grande do Sul está com seus menores níveis em décadas, provocando racionamento de água, prejuízos econômicos e situações insólitas. O Rio Camaquã, no Sul gaúcho, está com seu menor nível em 56 anos. Já no Oeste do Estado, o Rio Uruguai está em níveis raramente vistos.


Rio Camaquã
Oito rios gaúchos e seus afluentes estão com os níveis bem abaixo da média esperada para esta época do ano. São eles: Gravataí, Guaíba, Sinos, Taquari-Antas, Alto Jacuí, Baixo Jacuí, Caí e o rio Camaquã, que conforme dados da Estação Passo do Mendonça, está com o menor nível histórico desde quando começaram as medições, há 56 anos.

Rio do Sinos, em Novo Hamburgo

O Rio dos Sinos, após 5 meses sem grandes quantidades de chuva na região, atingiu na última quinta-feira, dia 23, novamente, o menor nível desde 1998 na captação da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo: 1,82m. A menor medição da história da autarquia atingida até então havia sido no mês passado, quando registrou 1,85m.

O cenário de poucas chuvas e aumento do calor acende novamente o alerta para que a população reduza o possível o desperdício de água tratada nas próximas semanas. “Não queremos correr o risco de racionamento, como outras cidades da região já estão sofrendo. Para isso, é preciso conter o desperdício, evitar a perda desnecessária de água o máximo possível, até que o nível do rio volte à normalidade”, destaca o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

Postar um comentário

0 Comentários