Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Caxias do Sul passa a usar "cama de faquir"

O equipamento é acompanhado de cones e de uma placa de sinalização
O veículo que ultrapassar o bloqueio terá os pneus esvaziados por agulhas de aço

Fiscalização de trânsito de Caxias do Sul conta agora com um aliado para evitar fugas durante a realização de blitze pela cidade. Trata-se do bloqueador de fuga, também conhecido como cama de faquir. O gerente de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), Marcos Jablonski, explica que o veículo que tentar fugir da barreira da fiscalização, ao passar pelo equipamento, terá os pneus esvaziados por agulhas de aço distribuídas em uma base pantográfica, evitando que o condutor fuja do local em alta velocidade e provoque acidentes.

Jablonski explica que o dispositivo é instalado a poucos metros depois da barreira de fiscalização, se o condutor tentar fugir o equipamento é acionado para impedir a fuga. Conforme o gerente de trânsito, no ano de 2018, em média, foram registradas entre duas e três fugas em cada blitz de fiscalização realizada. Nas operações, como forma de orientação, o equipamento instalado é acompanhado de cones e de uma placa de sinalização informando o condutor da presença do bloqueador.

Para o secretário da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a utilização do bloqueador busca também dar mais segurança aos agentes na hora da abordagem dos veículos, bem como para aqueles que estão já parados sendo abordados pelos fiscais. Ele informa também que, transpor, sem autorização, o bloqueio viário é uma multa gravíssima, calculada em R$ 293,47, com apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.

Postar um comentário

0 Comentários