Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Na prisão, Bento Gonçalves é aclamado presidente da República Rio-Grandense

Hoje na história, um fato relevante para a cultura e história gaúcha

O líder farroupilha Bento Gonçalves estava preso por forças imperiais na província da Bahia quando foi proclamado presidente da recém-instalada República Rio-Grandense, em um dia como este, no ano de 1836. Além dele foram nomeados quatro vice-presidentes. 

Como Bento Gonçalves estava preso, foi necessário eleger um novo presidente, José Gomes de Vasconcelos Jardim. Gonçalves conseguiu tomar posse do cargo apenas no dia 16 de dezembro de 1837 após fugir da prisão.

A República Rio-Grandense foi um estado-nação formado na região sul do Brasil, em um movimento que eclodiu no atual estado do Rio Grande do Sul. Foi a mais longa revolta brasileira (de 1835 a 1845), a mais longa do Império do Brasil (1822-89). A república foi proclamada no dia 11 de setembro de 1836, pelo general Antônio de Sousa Neto, após a vitória obtida por forças oligárquicas gaúchas na Batalha do Seival (1836), durante a Revolução Farroupilha. 

Contudo, o objetivo principal nunca foi proclamar um estado-nação separado do Brasil, mas mostrar ao Império que as oligarquias gaúchas estavam insatisfeitas com os altos impostos.

Postar um comentário

0 Comentários