Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Setembro em nosso coração

tradição no coração
O mês de setembro é bem representativo para os gaúchos, além de comemorarmos o dia da independência do Brasil em 07 de Setembro, temos o nosso dia (alvo de controvérsias de pessoas que só nasceram no rincão gaúcho, mas não se sentem pertencentes ao nosso solo sagrado).

No dia 20, (aos interessados ou não) é comemorado a revolução farroupilha, com montagens dos acampamentos por este Rio Grande a fora.

A proposta da semana farroupilha deste ano (2017) na Maior Festa Popular do Rio Grande do Sul: “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história” parte do princípio de que “A História de um povo só poderá ser bem interpretada, conhecendo-se a vida e a obra de seus filhos maiores” (Walter Spalding). 

A ideia é homenagear algumas das figuras centrais da Revolução Farroupilha: Bento Gonçalves da Silva, David Canabarro, Antonio de Souza Netto, Domingos José de Almeida, Giuseppe Garibaldi, José Mariano de Mattos, Afonso Corte Real, José Gomes Vasconcelos Jardim, Onofre Pires, Joaquim Teixeira Nunes, Antônio Vicente da Fontoura e Luiz Alves de Lima e Silva, entre outros.

Existem histórias que precisam ser contadas de heróis quase anônimos que por vezes são esquecidos. É no reconhecimento do trabalho e da trajetória dessas “figuras ocultas” que está o mérito de quem vai viver os festejos farroupilhas deste ano. 

Tantos méritos são dados a Bento Gonçalves mas, por vezes, deixamos de lado o sábio e experiente Gomes Jardim, além do Ministro da Fazenda e do Interior, Domingos José de Almeida – o baita financiador do 1º jornal dos farroupilhas. Heróis do "Decênio Heróico” ganharão destaque nas narrativas e imagens do jornal O Povo, recriado pela Schin para recontar esses capítulos da nossa história. 

Vale lembrar o baita Antônio de Souza Netto, irmão de Florisbelo de Souza Netto, pai do revolucionário de 1923, José Mattos Netto, o ‘Zeca Netto’, cujo último filho, do terceiro casamento era o Conselheiro Benemérito do MTG, recentemente falecido, Nei Pires Netto.

Vamos então falar até o dia 20/09, sobre a biografia de alguns heróis farroupilhas (alguns até já falados aqui no blog, e outros ainda a falar e relatar suas façanhas.

O primeiro a ser biografado (amanhã) - será ANTONIO DE SOUZA NETTO

Postar um comentário

0 Comentários