Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Lendas de São Sepé e o cruzeiro do sul

Já falamos do bravo Sepé que foi declarado herói da Pátria conforme nossa postagem Indio guarani gaúcho Sepé Tiaraju vira Herói , mas a sua lenda ainda corre ligeiro pelo imaginário popular gaúcho.


santo missioneiro
a constelação e o indio
Sepé era um índio valente e bom, que lutou contra os estrangeiros para defender a terra das missões. Ele era predestinado por Deus e São Miguel: tinha nascido com um lunar na testa. Nas noites escuras ou em pleno combate, o lunar de Sepé brilhava, guiando seus soldados missioneiros. Quando ele morreu, vencido pelas armas e o número de portugueses e espanhóis, Deus Nosso Senhor retirou de sua testa o lunar, que colocou no céu do pampa para ser o guia de todos os gaúchos - é o Cruzeiro do Sul. 

Por isso, em noite escura, ao olhar para o céu, lembre-se que o herói guarani missionário rio-grandense Sepé, agora São Sepé, olha por você. E saiba: o Cruzeiro do Sul nunca brilhou tanto.

Esta é uma adaptação de O Lunar de Sepé, de Simões Lopes Neto, em Lendas do Sul (1913). Sepé Tiaraju é considerado o símbolo do sentimento indígena de libertação.

Postar um comentário

0 Comentários