Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Hoje é dia da bebida mais querida do gaucho

Hoje, 24 de abril, comemora-se o dia do chimarrão. Então para esquentar o papo, vamos lembrar que, no meu artigo anterior sobre o amargo, tem os 10 mandamentos, então clica no link e faz o juramento. Depois volta aqui e lê sobre as origens desta bebida preferida dos habitantes do pampa.

Conta a lenda, que os soldados espanhóis ao chegarem à foz do Rio Paraguay, em 1536, ficaram muito impressionados com a fertilidade da terra às margens do rio, fundando assim a primeira cidade da América Latina: Assunción de Paraguay. Devido às saudades de seus familiares, os desbravadores eram famosos pelos seus porres. A fim de curar suas bebedeiras, os soldados espanhóis começaram a tomar a erva-mate por notar que ela aliviava a ressaca. Foi assim, que a erva-mate chegou ao Rio Grande do Sul, transportada na garupa dos guerreiros daquela época.

Desde então, o chimarrão se tornou um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul, a ponto de merecer um dia dedicado a ele, comemorado em 24 de abril. 

O chimarrão é servido em cuia e feito com erva-mate, sobre a qual se derrama água quente. 

Diz-se que gaúcho que é macho gosta do mate bem amargo, mas há quem misture açúcar. 

Também é muito comum colocar saquinhos de chá na erva, como cidreira ou hortelã, para adicionar um sabor especial. A bebida possui propriedades digestivas e estimulantes, mas não se recomenda tomá-lo antes do café da manhã, para evitar a gastrite.

O chimarrão pode ser tomado sozinho, acompanhado ou em grupo. Numa roda de chimarrão, passar a cuia para outra pessoa, antes de beber todo o líquido, é considerado infração gravíssima. 

PROPRIEDADES MEDICINAIS E NUTRITIVAS DA ERVA-MATE
 
    Análises e estudos sobre a erva-mate tem revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois estão contidos nas folhas da erva-mate alcalóides (cafeína, teofilina, teobromina, etc...), ácidos fólicos e cafeico (taninos), vitaminas (A, B1, B2, C, e E), sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, sacarose,...), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. 
 
Por tudo isso, a erva-mate é considerada um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo.

    O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando benéficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral). 
 
A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.

    Assim, os pesquisadores concluíram que o mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida, e que a erva-mate é uma planta indiscutivelmente especial, já que é muito difícil encontrar em qualquer lugar do mundo outra planta que se iguale ao seu valor nutricional.

Características:

-     Digestiva;
-     É um moderado diurético;
-     Estimulante das atividades físicas e mentais;
-     Auxiliar na regeneração celular;
-     Elimina a fadiga;
-     Contém vitaminas - A, B1, B2, C e E;
-     É rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês;
-     É um estimulante natural que não tem contra-indicações;
-     É vaso-dilatador, atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco;
-     Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante;
-     Por ser estimulante possui também poderes afrodisíacos, graças a vitamina “E”  presente na erva-mate.
-     É rica em flavonóides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate;
-     Segundo o médico pesquisador, Dr. Oly Schwingel, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia;
-     Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate;
-     Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo);
-     É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino;
-     Auxiliar em dietas de emagrecimento;
-     Atua beneficamente sobre os nervos e músculos;
-     Regulador das funções cardíacas e respiratórias;
-     É considerado um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários para sustentar a vida;
 
     Segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional.

Postar um comentário

0 Comentários