Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Raizes jesuitas nas terras do Rio Grande

Sepé TiarajúJá falei dos sete povos das missões que colonizaram o noroeste do Rio Grande, e principalmente do seu herói mítico Sepé Tiarajú (imagem ao lado), aqui um trecho do meu artigo "Ele foi considerado santo popular e virou personagem lendário registrado na literatura brasileira no romance "O Tempo e o Vento", de Erico Veríssimo; e no poema épico "O Uruguay", de Basílio da Gama. A data de seu nascimento é desconhecida, mas ele morreu em 1756 em uma emboscada."

E agora com a eleição do novo papa Francisco I, da ordem dos jesuítas, veio também a lembrança dos sete povos: São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Cada uma delas abrigava mais ou menos uns 2 mil índios, sob o comando dos jesuítas.

Este é apenas mais um relato, dos muitos, importantes para formação do território da Provincía de São Pedro do Rio Grande.  

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bem, não entendi bem ...é mítico pu real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo Joselito,

      O líder guarani é real, porém ficaram algumas lendas que aumentaram sua história, inclusive temos uma cidade no centro do estado chamada "São Sepé", por ai que escrevi mítico!!

      Abraço e obrigado pelo comentário

      Excluir