Ilusões de Natal


Todo ano é a mesma ilusão, que persegue-me desde piá, será que neva no Natal? Quero um Natal que nem os dos filmes: veja a foto acima e o vídeo abaixo
 
Mas daí vem a noticia da Metsul que é um estraga prazeres em grau máximo do meu sonho:

Met Sul Meteorologia adverte que os gaúchos vão experimentar um dia 25 de dezembro de marcas atipicamente elevadas até mesmo para o período. Pode ser o dia de Natal mais quente já registrado em décadas ou mesmo de toda a série histórica de algumas cidades do Rio Grande do Sul.

Massa de ar extremamente quente cobre agora o território gaúcho e ontem já foi responsável por marcas de até 39,9ºC à sombra em Santa Cruz do Sul com sensação de 53ºC na estação da Embrapa em Pelotas. Para a manhã de hoje, os modelos chegam a indicar temperatura até 10ºC acima da média desta época do ano no Sul gaúcho, mas à tarde desvios entre 8ºC e 10ºC em relação ao padrão histórico são esperados por quase todo o Estado.

Muitos locais já terão marcas acima de 35ºC antes mesmo do meio-dia, como é caso da Grande Porto Alegre, afinal o amanhecer já foi muito quente. A temperatura mínima na estação automática do Inmet do Jardim Botânico hoje foi de 28,3ºC, mas é gigantesca a nossa expectativa para o dado de logo mais das 10h30min da manhã a ser divulgado pelo Inmet da mínima na estação convencional.

Porto Alegre pode ter tido a mais alta mínima de toda a sua série histórica de 102 anos, para dezembro e qualquer mês do ano. E a tarde vai ser dura de agüentar. As máximas em alguns pontos, sobretudo do Centro do Estado (vales do Taquari, Rio Pardo, Caí, Sinos e Paranhana), podem atingir de 40ºC a 42ºC com índices de calor (heat index), com base na umidade, acima de 50ºC e talvez até próximos de 55ºC em alguns pontos.

2 comentários:

  1. Amigo Geraldo,

    Aiiii eu ouvi isso! Voces no Sul vivem nos extremos, muito frio ou muito calor. Eu considero calor intenso ruim demais! Não suporto.

    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sissy,

      Foi bem dificil estes dias, ontem chegamos a 41ºC com sensação térmica de mais de 50ºC...

      Hoje, uma frente fria diminui o calor, mas talvez seja apenas provisório.. parece que no aí, hoje, também beira os 40ºC..

      Abraço e obrigado pela sua presença no ("teu") blog

      Excluir