Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Finados, Vento e Bibiana Terra

Não estranhem, mas o finados (a data) ainda está longe, mas o vento veio para "assobiar" pelos pampas gaúchos e uruguaios. Vejam a mensagem no twitter da Metsul
Isto leva-me a duas lembranças : a primeira, sobre Bibiana Terra, neta de Ana Terra, personagens imortais da obra O Tempo e o Vento, de Érico Verissimo, confira o trecho:

"...Ana Terra estava de tal maneira habituada ao vento que até parecia entender o que ele dizia, nas noites de ventania ela pensava principalmente em sepulturas e naqueles que tinham ido para o outro mundo. Era como se eles chegassem um por um e ficassem ao redor dela, contando casos e perguntando pelos vivos. Era por isso que muito mais tarde, sendo já mulher feita, Bibiana ouvia a avó dizer quando ventava: “Noite de vento, noite dos mortos…”



E a segunda, mais clássica, voltada a música Dança Macabra ( opus 40) , é um poema para orquestra, escrito em 1874 pelo francês compositor Camille Saint-Saëns . Ele começou em 1872 como uma canção de arte para voz e piano, com um texto do poeta francês Henri Cazalis , que é baseado em um velho francês superstição . Em 1874, o compositor ampliado e reformulado a peça em um poema, substituindo a linha vocal com um solo de violino.

Segundo a lenda, " Morte "aparece na meia-noite todos os anos no Dia das Bruxas . Morte evoca o morto de seus túmulos para dançar a sua dança de morte para ele, enquanto ele toca seu violino (aqui representado por um solo de violino). Sua esqueletos dança para ele até o galo cantar na madrugada , quando eles devem voltar para suas sepulturas até o próximo ano.

A peça abre com uma harpa tocar uma única nota, D, 12 vezes (as doze badaladas da meia-noite), que é acompanhada por acordes suaves da seção de cordas. O violino solo entra jogando o trítono (ou "intervalo do Diabo"), que consiste de um A e um E-flat-nos um exemplo de scordatura tuning, corda do violinista E realmente foi afinada em um e-plana para criar o trítono dissonante . O primeiro tema é ouvido em uma flauta solo, seguido do segundo tema, uma escala descendente no solo de violino, que é acompanhada por acordes suaves da seção de cordas. Os temas primeira e segunda, ou fragmentos deles , são, então, ouvido em toda as várias secções da orquestra.

A peça torna-se mais energético e, em seu meio, logo após um contraponto seção baseada no segundo tema, há uma citação direta desempenhado pelos sopros do Dies irae , um canto gregoriano do Requiem Missa que é melodicamente relacionado ao segundo tema do trabalho. O Dies irae é apresentado em uma chave principal, o que é incomum. Após esta seção a peça retorna aos temas primeira e segunda e culmina com a orquestra inteira tocando dinâmica muito fortes. Depois, há uma quebra abrupta na textura  e a coda representa a quebra de madrugada (um galo do corvo, interpretado pelo oboé ) e os esqueletos de voltar para suas sepulturas.

A peça faz uso particular do xilofone para imitar os sons de chocalhar dos ossos . Saint-Saëns usa um
motivo semelhante do movimento Fósseis de O Carnaval dos Animais .

Estou longe da data e me antecipando, pode ser ( e é), mas o vento fora de época leva nossos pensamento para longe, e trás antigas expressões de volta: ".. vento de finados.."
 

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Olá Gê , te contar uma coisa : só o pensamento de uma tempestade de vento aumenta meus batimentos cardíacos . E os seus ?
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eninha,

      Desde pequeno, ventos, trovoadas, raios e relampagos me fascinam.. tenho algo diferente né??? Mais não ignoro que nunca passei por situações de risco com os elementos climáticos.. então é apenas um sentimento forte que invade...

      Abraço e obrigado pelo comentário

      Excluir
  2. Além de lembrar do vento dessa época que deve persistir até finados, a música me fez recordar Incidente em Antares... Neste teu espaço sempre posso matar um pouco das saudades do RS...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denize, hoje o vento já amainou, mas não parou.. talvez vá até os finados mesmo..

      E Incidente em Antares é outra obra imortal do Erico

      Abraço e obrigado pelo comentário

      Excluir
  3. Geraldo sempre é cultura!

    De Halloween a Finados
    temos dias assombrados!
    ventos enlouquecidos uivarão
    fazendo dançar as folhas no chão!

    Agora que moro numa ilha, creio que tem mais dias de arrepiar durante o ano! De qq maneira, voltando, será que vai chover novamente em Finados?

    Sobre harpa.... adoro ouvir mesmo que sejam 12 vezes....

    Bjs

    ResponderExcluir