Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Neve e chuva congelada na serra gaucha

Foto: Crédito: Halder Ramos / Especial CP
Moradores de Morro Grande, interior de São José dos Ausentes, relataram que às 10h desta segunda-feira houve precipitação de pequenos grãos brancos de gelo (neve granular), durante cerca de um minuto, como apurou a MetSul Meteorologia. Um levantamento da empresa indicou a ocorrência de chuva congelada em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Marcos, Alto Feliz, Canela, Capão Bonito do Sul e Vacaria, além de São Joaquim em Santa Catarina. Segundo a MetSul, é possível que o fenômeno tenha ocorrido também em outros municípios dos Aparados e da Serra gaúcha.

Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, no caso da chuva congelada, que tem aparência semelhante a de um granizo miúdo, a precipitação deixa a nuvem como flocos de neve, mas encontra uma camada de ar intermediária na atmosfera mais quente, mas que por não ser suficientemente espessa apenas derrete parcialmente os flocos. Antes de alcançar a superfície, contudo, os flocos derretidos passam por uma nova camada de ar mais frio e estes voltam a congelar, precipitando-se na forma de gelo.

A MetSul explica que as condições eram propícias à ocorrência de precipitações de tipo invernal (neve ou chuva congelada) com ar gelado e temperatura negativa entre 1500 e .2000 metros de altitude, além da presença de um cavado (uma área de menor pressão atmosférica) sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A temperatura máxima na sede da empresa Climaterra, em São Joaquim, nesta segunda-feira de 7,7°C só perde em abril para os 7,6°C registrados em 1999, quando nevou nos dias 16 e 17.

Postar um comentário

1 Comentários