Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Dia do Voluntariado - Blogagem Coletiva


"Ser Voluntario vale a pena" este é o mote da blogagem coletiva neste dia 05/12, Dia do Voluntariado.

Automaticamente, este dia leva-me para o "distante" ano de 1992 quando um querido amigo convidou-me para a minha primeira (e mais significativa) experiência com o voluntariado : iria trabalhar com a sopa coletiva que era preparado no Centro Comunitário da Vila Alto Erechim, comunidade carente localizada no Bairro Nonoai, região sudeste de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. 

Lá chegando, ainda sem ter noção do que realmente fazer, fui convidado para fazer a distribuição das senhas, de casa em casa, para a comunidade pegar a sopa, subindo o terreno acidentado, morro acima. Começava ali uma experiência inesquecível, que durou 6 anos, mês a mês, subi o morro, com chuva ou sol, enfrentando desconfianças, cachorros e até "galo ferroz".

Entrei na casa e na vida das pessoas, convivi com suas alegrias e tristezas, venci os maiores obstáculos que aquelas pessoas tinham : a exclusão social, falta de saneamento, segurança pública e de moradia. A minha experiência com aquelas pessoas simples, enriqueceu minha vida e a transformou de tal maneira que não consegui mais esquecer todos ensinamentos que aprendi lá. Neste momento, compartilho minha experiência, convidando todos a ações que "enriquecem' a vida de seus semelhantes.

Então seja voluntário, vale a pena!!!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Geraldo,

    Eu fico encantada com a disposição e amor de tantos voluntários. A medida que vamos tendo mais conhecimento das necessidades humanas, valorizamos o desprendimento de tantas pessoas que dedicam suas vidas em prol de outras.


    beijos

    ResponderExcluir