Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Sorteio da Copa, panis et circenses, politica de estado

Neste último sábado (30/07) houve o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, espetáculo grandioso transmitido para todo mundo. Agora perguntamos se o dinheiro público envolvido no evento (da prefeitura e do estado do Rio de Janeiro) trouxe algo beneficio ao público? Repetiremos a politica pão e circo da antiga Roma (Panem et circenses, em latim) que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.

Juremir Machado da Silva, jornalista e colunista do jornal Correio do Povo escreveu na edição de 29/07/2011 : "Em São Paulo, favela é o que não falta. Em contrapartida, faltam hospitais, leitos, linhas de metrô e outras coisinhas do gênero."  Não esqueçamos que o BNDES, orgão do Governo Federal concedeu generoso aval e emprestimo para o futuro estádio do S. C. Corinthians Paulista, o "Itaquerão". Este estádio poderá custar o equivalente a R$ 1 bilhão de reais, servirá para abrigar o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014. 

Ninguém questiona a validade dos recursos públicos em um estádio de futebol, exatamente na parte da capital paulista mais carente de investimentos públicos. Lá faltam investimentos em infra-estrutura básica de saúde, habitação e segurança. Será que isto importa? Talvez seja melhor construir uma "modernosa arena" em que os "futuros gladiadores" enfrentaram seus desafios, para delirio de seus espectadores, ávidos em emoções, carentes de qualidade de vida.

Esta é a realidade de São Paulo, mas poderia ser aplicado a qualquer uma das outras sedes da Copa. Basta ter um olhar critico e não emocional.

Neste pais, porém a politica se faz através do panis et circenses, então que assim seja.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Faze o que? Futebol é mais importante que saude e ensino publico...
    Negocio é se Brasil ganhar a copa.. O que O POVO BRASILEIRO vai ganhar junto??

    ResponderExcluir
  2. Assino em baixo. Enquanto a ÍNDIA, integrante a BRIC, manda satélites ao espaço o Brasil constrói estadio pru curintchá.

    ResponderExcluir