Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Suspiros poeticos e saudade

O Nome do blog foi dado pensando na obra Suspiros poéticos e saudade, de Domingos José Gonçalves de Magalhães, ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1811. Viveu na Europa, onde teve contato com a poesia romântica. A obra Suspiros Poéticos e Saudades foi considerada a obra inaugural do Romantismo no Brasil. O autor procurou criar e consolidar uma literatura nacional para o país. Morreu em Roma, em 1882. Seu poema de destaque foi Noite tempestuosa do livro Urânias.

Muitas pessoas acham chata esta fase da literatura brasileira, mas tudo tem que seguir seu rumo natural, o romantismo brasileiro seguiu uma tendencia no século XIX, em que autores libertando-se parcialmente dos limites traçados pela poética neoclássica, apresentam novas concepções literárias. Em suas obras, eles expressam sentimentos inspirados nas tradições nacionais, falam de amor e saudade num tom pessoal, realizando uma poesia mais comunicativa e espontânea do que a neoclássica. 

Era o nascimento do Romantismo que foi desenvolvendo-se e enriquecendo-se à medida que se expandia. Assim, acabou adquirindo características tão variadas que se torna impossível descrevê-lo em todas as suas dimensões. 

No Brasil, percebe-se o desejo de criação de uma literatura nacional. Assim representou a primeira tentativa consciente de se produzir literatura verdadeiramente brasileira. Abandonou aos poucos o tom lusitano, a fim de dar lugar a um estilo mais próximo da fala brasileira.


Vamos ver um vídeo (pequeno) sobre um trechinho desta obra? É só conferir abaixo

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Que Post Fantástico!
    Amigo Geraldo:
    Um Post Absolutamente. MAGNÍFICO!
    Um vídeo de alto nível que completa com chave de ouro o artigo em tela.
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Geraldo!
    Muito legal esse seu blog!
    Eu gosto de poesias antigas. Me encanto com Camões (e quem não?), com Pessoa (um dos meus preferidos!), para falar dos portugueses... Aqui no Brasil, depois tivemos grandes escritores e poetas. Mas sabe, que saindo um pouco desse foco do romantismo, me agrada muito Castro Alves? Acho que tinha uma expressão, protesto, realismo profundo, representados em versos perfeitos!
    Quando puder, se aceitar a sugestão, fale sobre ele. Afinal ele foi um grande porta voz de uma época triste e (lamentável) histórica do nosso país.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Amigo Geraldo
    Usando "suspiros poéticos" para arrancar suspiros dos leitores! ahahha
    Maravilhoso post.
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Geraldo tambem é cultura! Fiquemos ligados!

    Amigo! Adorei, vc sempre tras assuntos interessantes, muitos que pouco conheço e acabo aprendendo! Beijos

    ResponderExcluir