Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Rio Grande Abaixo de Zero

Segunda Feira começa com pelo menos quatro cidades gaúchas geladas : A menor medição foi registrada na Serra, em Cambará do Sul, que cravou -2,7ºC. Na Fronteira Oeste, duas cidades marcaram frio intenso: Quaraí (-0,4ºC) e Santana do Livramento (-0,1ºC). Bagé, na região da Campanha, fecha a lista, com -1,3ºC. 

Pelo menos o vento minuano não apareceu pela capital. Não conhece o minuano? então vamos colocar a descrição dele (segundo a wikipédia ) e depois uma música dedicada a ele. 

Imparare dal vento
Image by uomoelettrico via Flickr
Vento minuano ou simplesmente minuano é o nome dado à corrente de ar que tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do Sul e região sul de Santa Catarina. É um vento frio de origem polar (massa de ar polar atlântica), de orientação sudoeste, algumas vezes também classificado como cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas.

Seu nome deriva dos Minuanos, um grupo indígena que habitava os campos no sul do estado brasileiro do Rio Grande do Sul
.
Enhanced by Zemanta

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Geraldo, adoro frio, por mim, o "Minuano" seria bem vindo o ano todo. ahahaha
    abçs

    ResponderExcluir
  2. bah so tenhu uma coisa a dizer
    TA BEM FRIOOOOOOOO
    o desgraça
    odeio frioo kkkkkkkkk
    bjim guria

    ResponderExcluir
  3. bah so tenhu uma coisa a dizer
    TA BEM FRIOOOOOOOO
    o desgraça
    odeio frioo kkkkkkkkk
    bjim guri

    PS: ta vendo o q a ruivisse faz kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. é frio demais...chega a doer....

    ResponderExcluir
  5. Em Cruz Alta tá muito frio. E com esse bendito minuano sempre soprando, a sensação térmica fica lá no calcanhar. Os pés, mãos, nariz, tudo congela. Qualquer rostinho angelical fica horrendo com aquele nariz vermelho de frio. Acordar cedo e ir trabalhar num prédio gelado, com salas de aula mais geladas ainda e manter o bom humor é muito complicado... Estou rezando para que o inverno passe logo, quero o calor, adoro aquele sol quentinho...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Geraldo,

    Tu sabes que sinto uma saudade imensa da nossa Terra, mas te confesso que do minuano não sinto a menor falta. Que vento é esse? Não há agasalho que dê jeito... Corrente de ar, nada! "Ventão" gelado, isso sim! Detesto inverno...

    Saudades, amigo!

    Abração!

    Denize

    ResponderExcluir