Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

A Irracionalidade do futebol, aspectos e tópicos para entender

Hoje, 33º C de sol nos pampas gaúchos, parece que o sangue ferve a pino, talvez se  fosse irracional a ponto de esbravejar contra o futebol e comportamento de alguns torcedores, aqui sairiam várias palavras de ordem, com textos raivosos, ofensas e muita coisa que arrependeria-me depois. 
 Ataque de grupos neonazis organizados en ZaragozaImage by Oneras via Flickr

Mas felizmente tenho sempre o gatilho do Grenal do inicio dos ano 80, quando lembro que fui agredido por uma pilha de rádio grande na testa. Aquilo além do roxo, tirou-me do fanatismo cego que me encontrava, daquela irracionalidade que muitos torcedores ficam, quando embebidos por uma rivalidade totalmente despropositada que leva infelizmente alguns a morte.

Semana passada um torcedor do Internacional comemorava a vitória do seu time sobre o Chivas, foi sua última vitória, porque logo após morreu baleado. Isto aconteceu em Gravataí, mas a cidade não importa. 

Olho para  um excelente texto assinado por Claudio Weber Abramo, Diretor executivo da Transparência Brasil, publicado aqui trata do assunto com muita propriedade, recomendo fortemente a leitura e a reflexão.


Algumas frases (e um pequeno trecho) do Pavablog  abaixo : 

- A irracionalidade parece ser uma característica essencial do futebol.

- "Para os cartolas de um país qualquer, não tem a menor importância se o time é um lixo, se o treinador é um aventureiro ou se o jogador é um moleque. Interessa o negócio. Mesmo que a seleção nacional do país X seja eliminada (com ou sem vexame), se os negócios estiverem garantidos, tudo estará numa boa. "

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Não tem jeito, a cada título brasileiro fico pensando em quantas vidas serão ceifadas durante a comemoração. Até pouco tempo, diria que a educação era precária, a educação continua precária, mas certamente não é a única responsável.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. O nosso amigo Sérgio disse tudo. Coisas que jamais veremos "educação para jogadores e torcedores"

    ResponderExcluir