Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Nosso pago abaixo de zero

O Rio Grande amanheceu como todo o bom inverno: abaixo de zero. Com a chegada de uma forte massa de ar polar, registrou as menores marcas do ano em todo o país, conforme o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Em Cambará do Sul fez com -2,1ºC entre às 6h e 7h desta terça-feira. A menor temperatura era de -1,5ºC em Quaraí, no oeste gaúcho, no dia 22 de junho. 

Só para registrar que Porto Alegre, capital de todos os gaúchos registrou a temperatura de 6ºC e sensação térmica de -6ºC. Mas como explicar a sensação térmica? 
Quando o dia está frio e o vento sopra em nossa direção, a sensação gelada aumenta muito. Isso é a sensação térmica, ou seja, a temperatura que sentimos devido à ação do vento, da umidade e de outros fatores, diferentemente da temperatura normal do ambiente. O mesmo efeito ocorre quando esfriamos uma sopa, por exemplo, quanto maior estiver a velocidade do ar que sopramos, maior será a perda de calor da matéria e consequentemente, a sopa se esfriará mais rápido.

Observe o exemplo e compreenda melhor o efeito do vento na temperatura de uma matéria: 

Temos dois copos com água líquida e colocamos um dentro da geladeira e o outro do lado de fora. Suponhamos que a temperatura da geladeira seja a mesma do ambiente externo (2ºC), porém no dia da experiência está ventando muito e o copo do lado de fora está recebendo a influência desses ventos. O copo que está de fora se esfriará muito mais rápido que o de dentro da geladeira, pois a ação do vento influenciará grandemente a matéria. Se a velocidade do vento for de 40 km/h, por exemplo, a sensação térmica da água nestas condições seria de -13ºC, se esfriando bem mais rápido.  (Fonte: Brasil Escola)

A tabela abaixo está publicada no site do Inmet (Instituto Nacional de Meterologia):


Postar um comentário

2 Comentários

  1. mas guriiiiiiiiii
    q doideira ta um
    frio de renguia cusco pqp
    e o ventinhu então
    de levanta a aba do chapéu
    coisa de louco tchê
    bjão

    ResponderExcluir
  2. SAUDAÇÕES!
    AMIGO GERALDO:
    Eu lhe confesso que não conhecia esse experimento de dois copos com água que você explanou, muito interessante. Tive conhecimento da notícia sobre a situação via CBN.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir