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Educação média gaúcha tem avanços segundo o ideb

Embora o Índice de Educação Básica (Ideb) de 2009 apurado pelo Ministério da Educação tenha apontado um avanço tímido na qualidade nacional do Ensino Médio, o Rio Grande do Sul tem o que comemorar. Os gaúchos melhoraram o desempenho em 0,2 ponto em relação à nota de 2007 e fizeram o Estado pular da sétima para a terceira posição no ranking nacional do Ensino Médio.

O Ideb de 2009, por Estado, será divulgado hoje pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2007, o Estado teve o sétimo melhor índice do Brasil, 3,7, o mesmo obtido em 2005. Agora, segundo a avaliação do MEC divulgada na semana passada, mas detalhada somente agora, o Ensino Médio gaúcho só perde para Paraná (1º) e Santa Catarina (2º). Os 3,9 no Ideb 2009 também foram conquistados por Minas Gerais e São Paulo.

– É um avanço ainda incipiente, precisamos de mais tempo para avaliar esse dado com consistência. Devemos aplaudir essa subida no ranking, mas ela ainda não é suficiente para dizer que há melhora séria no ensino gaúcho – afirma Helena Sporleder Côrtes, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Também nas séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) houve ganho de posições. Nessa faixa, o Rio Grande do Sul saiu de sétimo para quarto colocado entre os demais Estados, alcançando a meta estabelecida pelo MEC. O índice 3,9 cedeu lugar a um 4,1.

Seguindo a curva ascendente do resto do Brasil, as séries iniciais do Ensino Fundamental gaúcho (1ª a 4ª série) ultrapassaram as metas do governo federal. Mais, ficou apenas 0,2 atrás do que o MEC determinou para 2011. Mesmo assim, o índice 4,9 não mudou o Estado de posição e o mantém na 6ª colocação. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a tendência é de que esse ritmo de melhora caia nas séries iniciais e aumente nas seguintes.

– A avaliação do ministro procede. Até porque a criança com base mais sólida cresce com mais facilidade nas séries seguintes. O certo é que estamos investindo muito nos últimos anos na formação de professores. É isso o que já estamos vendo no Ideb 2009? Ainda é cedo para dizer – afirma Elizabeth Krahe, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte: Zero Hora

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