Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

O humorista do povo

A prefeitura municipal de Guaíba, através da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura, está convidando para o lançamento do site alusivo à memória de Carlos Nobre. O lançamento ocorrerá no dia 24 deste maio corrente, às 20h, no Museu Carlos Nobre.

O site é fruto da parceria entre a prefeitura de Guaíba e familiares de Carlos Nobre, que pretendem dessa forma homenagear o ilustre guaibense, que teve destacada carreira dedicada ao jornalismo e ao humor, no momento em que se completam 25 anos da sua morte.

Todos nós gaúchos, líamos  a ZH de trás para diante para ver as charges e coluna do Carlos Nobre, um dos mais brilhantes humoristas que o Rio Grande do Sul já teve.

Paulo Santana, atual colunista de ZH, que ocupa a coluna que outrora era ocupado por este brilhante jornalista e humorista, escreveu  no seu espaço de hoje: "..Quando morreu Carlos Nobre, em 1985, escrevi em minha coluna de esportes de Zero Hora que acima de tudo ele tinha sido um homem do povo. Foi retirado dessa imensa legião de anônimos que lavram a terra, que cavoucam as minas, forjam o ferro, engraxam os sapatos, alimentam os fornos das metalúrgicas, dirigem caminhões – o povo.

Nobre, o grande humorista que me antecedeu nesta penúltima página de Zero Hora durante décadas, pertencia ao povo, às gentes de que se sustenta verdadeiramente um país, as pessoas mais importantes de uma nacionalidade, os que erguem a paz ou vão para a guerra, os que sofrem na paz e morrem na guerra.

O Carlos Nobre era do povo, seu grande patrão invisível era o público que o lia ávida e diariamente em Zero Hora. Ele o servia, sabendo que pertencia a essa grande e sublime raça dos homens humildes, cordatos, oprimidos, a esse divertido povo que precisa de uma alegria diária para sobreviver."

Então aqui transcrevo aqui a pequena homenagem a este homem que nos fazia rir a cada charge, a cada coluna, a cada aparição no Jornal do Almoço. Agora quem está no lucro é o céu que convive com suas gargalhadas

Fonte: Site do Museu Carlos Nobre e Prefeitura Municipal de Guaiba

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Amigo Geraldo, uma bela homenagem a Carlos Nobre, que, certamente, representou muito para os gaúchos. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Grande Geraldo, não tenho a minima idéia de quem tenha sido Carlos Nobre, mas, pelo simples fato de ser uma pessoa humorada e fazer humor toda homenagem é bem vista.

    ResponderExcluir
  3. Não conheci, mais vejo que é digno desta homenagem.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Hoje no rádio falam de Carlos Nobre, também.

    Sou nascida em Guaíba e vejo, com satisfação, que minha cidade fez essa homenagem.

    Confesso que não tenho muitas lembranças dele, no entanto é primordial que a história não esqueça figuras de expressão.

    beijos querido,
    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  5. Olha Maria,pelo pouco tempo que venho falando com você pelo dihitt,posso dizer que ainda não sei nada sobre você.Mas tenho certeza que você é merecedora dessa grande homenagem.
    Um abraço forte
    Dilma.

    ResponderExcluir
  6. Mui digna tal homenagem!!!
    Bjos

    ResponderExcluir