Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Clássicos da Musica Mundial - Hungarian Rhapsody - Franz Liszt

Franz Liszt (pronuncia-se Lisst), em húngaro Liszt Ferenc, (Raiding, Boêmia, 22 de outubro de 1811 — Bayreuth, 31 de julho de 1886) foi um compositor e pianista teuto-húngaro do Romantismo. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento. Vive com a condessa Marie d''Agoult, com quem tem um filho e duas filhas (a última, Cosima, casa-se com Richard Wagner). Em 1844, separa-se da condessa e passa a viver com a princesa Caroline Sayn-Wittgenstein, em Weimar. Trabalha como diretor de ópera do Teatro de Weimar, tornando-o um centro musical importante. 

É considerado líder do movimento musical neo-alemão e divulga a música de Wagner. Recolhe-se à Ordem Terceira de São Francisco, em Roma, e torna-se abade, depois de deixar a princesa e abandonar o cargo de diretor em Weimar, recusando o sucesso e a glória.
 
Nesse período, compõe obras que antecipam o atonalismo expressionista alemão. Entre elas, Harmonias Poéticas e Religiosas (1848) e a sinfonia Fausto (1855). Com as 19 Rapsódias Húngaras (1846-1885), divulga para o mundo a música de seu país. Seu trabalho inclui peças para piano, sinfonias e missas. Morre na cidade alemã de Bayreuth, onde passa os últimos anos de vida, com Cosima e Wagner. 

Clipe Musical (abaixo) : Liebestraum cello and piano




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá amigo Geraldo!
    Muito bom conhecer mais da vida de Franz Liszt.
    A música que escolheste achei muito linda.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir