Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Canto Alegretense, versão do Guri de Uruguaiana

Alegrete é um importante município do oeste do Rio Grande do Sul, pela sua história e pela também "rivalidade" com a cidade vizinha de Uruguaiana. Mas nada se compara ao seu canto mais famoso, o Canto Alegretense escrita por Antônio Augusto Fagundes e Bagre Fagundes, cuja letra transcrevo abaixo.





   
Não me perguntes onde fica o alegrete
Segue o rumo do seu próprio coração
Cruzarás pela estrada algum ginete
E ouvirás toque de gaita e violão

Prá quem chega de Rosário ao fim da tarde
Ou quem vem de Uruguaiana de manhã
Tem o sol como uma brasa que ainda arde
Mergulhado no rio Ibirapuitã

Ouve o canto gauchesco e brasileiro
Desta terra que eu amei desde guri
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro
Pedra moura das quebradas do Inhanduí

E na hora derradeira que eu mereça
Ver o sol alegretense entardecer
Como os potros vou virar minha cabeça
Para os pagos no momento de morrer

E nos olhos vou levar o encantamento
Desta terra que eu amei com devoção
Cada verso que eu componho é um pagamento
De uma dívida de amor e gratidão

(Fonte Wikipedia)

Jair Kobe , humorista gaúcho faz uma versão muito bem humorada do Canto Alegretense, com o seu personagem Guri de Uruguaiana. Com vocês o vídeo e a perfomance dos Gurititles   


Postar um comentário

8 Comentários

  1. Geraldo,

    Hoje descobri que conheço muito pouco de você. Na realidade, eu o via como uma pessoa assim: um sujeito sisudo, daqueles que riem pouco, como alguns alemães que conheci.

    Por que esta visão: pelo perfil do Novo na Rede. "O Geraldo é Administrador de Empresas, estudante de Genealogia Alemã e Imigração para o RS. E também gosta de estudar Pedigree de cavalos PSI (turfe) e é amante da boa leitura sobre psicologia, comportamento e história".

    Hoje pela manhã tive a oportunidade de ver e rever o video e me escangalhar de rir do que vi e de mim mesmo imaginando o outro Geraldo que acabei de descobrir. Fiquei até imaginando você reunido com Maria, Sissym, eu, Sonia, Fortunato, Edu Buys (não lembro de todos que participaram do I Encontro do Dihitt aqui no Rio) e mais umas figurinhas bastante engraçadas aqui da Rede. Na realidade, se juntarmos todos - mesmo os mais tímidos - só vai dar muita gargalhada.

    Rapaz, você me fez ganhar o dia com este video. Não dormi bem a noite porque não consigo achar alguns documentos que guardei aqui em casa e não sei onde. Levantei pesado; fui orar e depois liguei o PC para baixar os emails. Vi que o último baixado foi a sua indicação e mostrava exatamente esta frase:

    "Para todos que gostarem da música gaúcha em versão do The Beatles - Help. É muito legal... Abraço Geraldo"

    Como conheço a música - e vi Geraldo - pensei: "essa eu quero ver!" Fiquei surpreso com o "presente" matinal.

    Você não pode faltar: se houver encontro no Sul e pudermos ir; se tiver encontro no Rio e você puder vir. Vai ser muito legal darmos boas gargalhadas juntos.

    Parabéns pela indicação!

    Abraço do, agora seu fã,

    Antonio

    ResponderExcluir
  2. eu curto a sua admiraçao em relaçao a sua terra natal, e tudo relacionado a sua cultura. voce faz jus as suas raizes.
    abçs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal gostei do personagem personagem Guri de Uruguaiana, nota 10 para seu post.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Geraldooooooo, eu sei que Craig não vai entender nada... mas isso é HILARIO... ele é fã ardoroso dos Beatles! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Amo uruguaina minha ciade maior da região oeste do rio grande sul me diculpe sou de uruguaiana kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk alegrete não chega aos pés de uruguaiana.

    uruguaiana cidade fronteira coração da américa

    ResponderExcluir
  6. Muito maneiro q DEUS te ilumine para q continua fazendo este sucesso.
    PARABENS

    ResponderExcluir
  7. quanto mais o nome de alegrete for divulgado, melhor para os alegretenses. Não precisamos fazer esforço para aparecer na mídia, pois o JAIR KOBE nos divulga muito. falem mal mas falem de mim.

    ResponderExcluir
  8. Eu adooooooooooooro o guri de uruguaiana, não nego q sou gaucha, bah ele é muito bom como consegue combinar com tudo, tem q ter muita criatividade mesmo.

    ResponderExcluir