Campanha infantil promove higiene das mãos no combate à gripe A

É com mãos pintadas representando monstros e animais pedradores que a mais nova campanha publicitária da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS), vai chamar atenção para cuidados simples. A mensagem busca conscientizar crianças para ações de higiene que podem evitar o contágio da gripe (tanto a comum, sazonal, quanto a Influenza A - H1N1). A intenção é mostrar que as mãos são grandes portadoras de germes e bactérias, que podem causar uma série de malefícios à saude.

"Procuramos fazer uma chamada diferente para que chame a atenção das crianças", comenta o diretor do CEVS, Francisco Paz. Segundo ele, o cuidado com a higiene das mãos foi intensificado no ano passado durante a pandemia de Gripe A, depois, essa mobilização diminuiu. "Agora é hora de retomar esse hábito essencial", acrescenta.

A campanha é uma das ações do Governo do Estado para evitar um novo surto da Influenza A. Entre as iniciativas está também a estratégia nacional de imunização a grupos prioritários. "A vacina é importante, mas a água e o sabão são as grandes armas para nos protegermos de doenças. Não só a gripe, mas estaremos evitando muitas outras se lavarmos as mãos."

Seguindo a mesma recomendação, Paz alerta para se evitar tocar nos olhos, nariz e boca, ao tossir ou espirrar. O correto é fazê-los em um lenço. Caso a pessoa não possua, a alternativa é fazer junto à dobra do cotovelo, para não contaminar as mãos. O diretor do CEVS lembra que vírus como o da gripe resistem por longo tempo no ambiente externo. "No aço inoxidável e nos plásticos, o vírus sobrevive de 24 a 48 horas. Nas roupas ou papéis, de 8 a 12 horas. Nas mãos, em média, cinco minutos", destaca Francisco Paz.

A campanha publicitária, produzida pela agência Matriz, é composta de quatro cartazes, um jingle para veiculação nas rádios e um vídeo. O filme estreia nos canais de televisão locais nesta quarta-feira à noite. As peças de rádio começam a ser apresentadas na quinta-feira (18). Os impressos servirão para divulgação em locais públicos, como escolas, postos de saúde, hospitais, entre outros

Um comentário:

  1. Saudações!
    AMIGO GERALDO

    Os esclarecimento sobre o Vírus H1N1 está ótimo e ao que percebi as peças que serão veiculadas tem um atrativo todo especial com recursos de desenhos voltados principalmente ao público infantil, com certeza alcançará sucesso.
    Vamos ficar torcendo para que tudo dê certo!
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir