A Primeira Estirpe

O primeiro garanhão a fundar uma estirpe chegou ao turfe através dos campos de batalha. Foi capturado em Viena quando os cristãos derrotaram e expulsaram turcos, em 1683. Levado para a Inglaterra, o animal passou a ser conhecido pelo nome de seu proprietário, como era o hábito, além de ser chamado de turco embora fosse da raça Árabe. O Byerley Turk voltou ao campo de batalha, montado pelo dono, o coronel Byerley, na Irlanda onde as tropas do novo monarca William III derrotaram o exército de seu sogro e antecessor, James II, que havia sido deposto.
 Após a refrega, o Byerley Turk passou à reprodução de cavalos de corrida. Foi pai de Jigg, que foi pai de Partner (neto materno de Mistake), que foi pai de Tartar, que foi pai de Herod, grande chefe de raça que gerou nada menos que três ramos importantes de garanhões, através de Florizel, High Fever e Woodpecker. Destes ramos, através dos séculos, passamos por animais como Le Sancy (cujos descendentes acentuaram a pelagem tordilha no Brasil), The Tetrarch e, sobretudo, a seqüência Bruleur, Ksar e Tourbillon.
 Dois cavalos garanhões do turfe brasileiro, Fort Napoleon e Coaraze, eram filhos de Tourbillon. Vacilante da linha de Tourbillon deu Troyanos craque nas pistas. Não podemos esquecer de citar Roxinho tríplice coroado paulista, cuja mãe descende de Tourbillon.  No turfe mundial, Tourbillon predominou através de seu filho Djebel (pai de My Babu) e do grande campeão Ambiorix. Outro filho de Tourbillon. Goya II, influenciou tanto o turfe mundial, quanto o nosso, através de seu filho Sandjar, um doa grandes chefes de raça da criação brasileira dos Toledo Lara.
Outro filho de Goya II foi Orbaneja, pai dos campeões e garanhões nacionais Ortile e Major’s Dilema é pai de Donética ganhadora do GP.São Paulo que gerou Kenético. Kigrande tinha como avô materno Major’s Dilema .Citamos apenas alguns nomes, pois foi muito extensa a influência desta estirpe no Brasil, inclusive através de netos de Tourbillon importados posteriormente. Se citarmos os principais filhos de Coaraze e de Fort Napoleon (e os seus filhos, por sua vez), esgotaríamos nosso espaço com esta única linhagem.

Comentários